Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019

Buscar  
Brasil

Publicada em 01/02/19 às 13:37h - 5 visualizações
Balneabilidade da Praia Central de BC em xeque

Camboriú Se Ligue


 (Foto: Camboriú Se Ligue)
A balneabilidade da Praia Central, em Balneário Camboriú está em xeque. A Prefeitura aceitou a contratação do laboratório Freitag Laboratórios Ltda, que venceu a licitação feita pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) para fazer a coleta e análise da balneabilidade das praias.
Mas a Praia Central continua poluída, principalmente no Pontal Norte, onde desemboca o rio Marambaia. Professores do curso de Oceanografia, da Univali, também estão fazendo a coleta deste resíduo e analisando nos laboratórios da Universidade. O laboratório contratado é credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e possui certificado no INMETRO. A licitação, que atende ao aditamento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 06.2012.00002746-8, está se comprometendo a analisar a qualidade da água das praias. Desde março do ano passado, o laboratório Freitag realizou coletas todas as quartas-feiras, em 17 pontos das praias de Balneário Camboriú. Na última quarta-feira, dia 30 houve nova coleta e o resultado da balneabilidade será divulgado nesta sexta-feira (1º), quando ocorrerá nova coleta. Na semana que vem, o prefeito Fabrício Oliveira e representantes da EMASA e da Secretaria do Meio Ambiente, irão se reunir com o presidente do IMA, em Florianópolis, para propor a intensificação das coletas por semana do Instituto ou o credenciamento do Município, para a execução do serviço, através do laboratório credenciado, durante a temporada.
A verdade é que a Praia Central está toda poluída, e na manhã desta sexta, o Pontal Sul amanheceu cheio de algas, que trazem um odor fétido, para quem gosta de caminhar ao amanhecer do dia, mas só a Prefeitura vê que está normal para os banhistas. Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estalerinho estão aptas para o banho, de acordo com a análise feita pelo laboratório.
Vale lembrar que o IMA é um órgão do Governo Estadual e não Federal.
Texto: Sérgio Scharf DRT/SC 02685 JP
Foto: divulgação



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
47 99912-9433

RadiosNet
Ouça rádios online no seu celular ou tablet. Disponível para Android e iOS.



Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Enquete
Tu és a favor ou contra da paralisação no Carnaval?

 Sim
 Não
 NDA

RENATO IMÓVEIS
Top Música



Nenhuma Música cadastrada



CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2019 - Camboriú Se Ligue - Todos os direitos reservados